FORD LANÇA PRIMEIRA PICAPE CRIADA PARA PERSEGUIÇÕES POLICIAIS
FORD
LANÇA PRIMEIRA PICAPE CRIADA PARA PERSEGUIÇÕES POLICIAIS
F-150 Responder tem o selo pursuit-rated reservado aos veículos de
patrulha de maior desempenho
A Ford apresentou
nos Estados Unidos a sua primeira picape policial criada para perseguições, a
F-150 Responder. Isso quer dizer que ela pode ir além do ritmo de patrulha e ser
dirigida em altas velocidades sem desgastes ou superaquecimento. É o
chamado pursuit-rated, um selo voltado para carros de perseguição. Uma evolução
diante do antigo papel de veículo de apoio.
Líder no enorme
mercado de carros de patrulha no país norte-americano, o fabricante sabe que
não é só o público privado que passou a comprar utilitários e picapes
loucamente. O veículo policial mais vendido da atualidade não é a versão Police
Interceptor do Taurus, como seria de se esperar há apenas alguns anos atrás, e
sim a
mesma variante do Explorer. O SUV grande tem mais de 50% do segmento
policial.
A fabricante
escolheu uma versão com o motor V6 3.5 EcoBoost com turbo e injeção direta. Com
380 cv e 63,7 kgfm de torque, o seis cilindros não deixa saudade dos antigos V8 dos
Crow Victoria. A transmissão automática tem dez marchas e pode ser ajustada em quatro
modos: reboque, neve, econômico e esportivo. A preparação vai além do motor forte e inclui pastilhas
de freio mais resistentes ao desgaste.
TRAÇÃO
4X4 TEMPORÁRIA COM REDUZIDA E AUTOBLOCANTE DÃO VALENTIA AO UTILITÁRIO POLICIAL
(FOTO: DIVULGAÇÃO)
De nada
adiantaria uma picape policial sem capacidade offroad. A F-150
Responder tem tração 4X4 temporária com reduzida e recebeu ainda o pacote
lameiro FX4, que inclui diferencial traseiro autoblocante e placas de
proteção no assoalho para proteger os componentes mecânicos em um fora de
estrada mais pesado.
Ao contrário do
imaginário, um carro de patrulha passa a maior parte da sua vida com o motor
girando e o veículo parado em um determinado lugar. Como uma maneira de
contabilizar as horas em que o V6 ficará girando e o hodômetro parado, há um
contador específico para essa tarefa. Em um antigo Crown Victoria, cada hora
parada com o motor ligado correspondia a 53 km dirigindo em termos de desgaste.
O velocímetro também tem escala que privilegia a visualização de velocidades
mais baixas, na medida para os ritmos lentos de patrulha.
Tudo é pensado
para a tarefa de patrulhar. Os bancos dianteiros têm abas mais estreitas
para permitir que os policiais sentem-se confortavelmente mesmo usando cintos
cheios de apetrechos, além de placas de metal no encosto para evitar ferimentos
causados por um eventual preso no assento traseiro. A alavanca de câmbio tem
que ser na coluna de direção, uma exigência motivada pela necessidade de se
instalar um rádio comunicador no console central.
Para aturar a
quantidade enorme de aparelhos eletrônicos como rádio e computador, o sistema
elétrico conta com um alternador de 240V. A resistência do habitáculo a
impactos também obedece a um parâmetro mais rígido de testes e tem que aguentar
uma batida traseira a 125 km/h.
O lado
utilitário é preservado: a capacidade de carga total é de 920 kg e a caçamba
tem protetor em fibra de vidro integrado ao desenho do carro. Sem falar que a F-150
consegue rebocar 3.010 kg, ou seja, está mais do que preparada também para o
serviço de apoio.
Comentários
Postar um comentário
POST AQUI SUA OPINIÃO, AGRADEÇO SUA PARTICIPAÇÃO.