Eunício entrega a Jungmann projeto que cria Sistema Único de Segurança Pública



Presidente do Senado disse ao ministro da Segurança Pública que proposta pode ser votada até o dia 20 de março. Texto propõe integração entre polícias.

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, e o ministro Raul Jungmann (Foto: Sara Resende/ TV Globo)

O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), entregou nesta quinta-feira (1º) para o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, a primeira versão do projeto que cria o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

A proposta permitirá a integração de informações de inteligência entre governo federal e estados. Propõe também uma integração entre as polícias para aprimorar as investigações.

Eunício disse que a previsão para que a proposta seja aprovada na Câmara e no Senado é dia 20 de março. "Queremos aprovar lá [Câmara] e cá [Senado] até dia 20 de março", informou o presidente do Senado.

Eunício reiterou nesta quinta que o projeto de lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública será votado com urgência nas duas Casas. Nesta quarta (28), Eunício anunciou ao lado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que a criação do sistema integrado irá tramitar com urgência no Congresso.

"Este projeto vai ser debatido e aprovado na Câmara e na sequência vem para o Senado. Nós vamos dar regime de urgência, o que já foi combinado com o presidente da Câmara, e eu farei regime de urgência aqui", afirmou.

Jungmann disse que a aprovação do projeto representará uma "grande conquista". Apesar disso, o ministro da Segurança Pública reconheceu que sistemas unificados em outras áreas, como o Sistema Único de Saúde (SUS), sofrem com várias dificuldades.

"Temos, ainda que com problemas, a universalização da Saúde; temos também a universalização do ensino fundamental, mas nada disso parecido com a área da segurança", ressaltou o ministro.

"Recebi do presidente do Senado o projeto que vai instituir o Sistema Unificado de Segurança Pública para que a gente possa derrotar os traficantes de drogas, para que a gente possa colocar na cadeia os bandidos que aterrorizam a cidadania", disse Jungmann.

Sessão temática

O plenário do Senado vai dedicar uma sessão temática, na próxima terça-feira (6), para discutir as medidas de segurança pública que estão sendo elaboradas pelo governo.

Devem participar da sessão o ministro Raul Jungmann (Segurança Pública), o ministro Joaquim Silva e Luna (Defesa), o novo diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, e um representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

"O importante é que na próxima terça-feira, às 14h, nós vamos fazer uma comissão geral do plenário para fazermos um debate sobre Segurança Pública e eu entreguei ao ministro essa condição de fazer sugestões a esse projeto, que está aberto", concluiu o presidente do Senado.

Fonte. G1

Comentários