Novembro Azul relembra da importância dos homens cuidarem de sua saúde


Começa o mês de novembro e com ele reinicia a campanha anual do Novembro Azul que ressalta a importância que os homens façam exames regulares, pois no com combate ao câncer de próstata à prevenção é o melhor remédio. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros.

De acordo com dados do ministério da Saúde, em 2015, 14.484 homens morrerem em decorrência deste câncer. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) o que faz que a mortalidade chegue a 25% dos pacientes é o diagnóstico tardio, 20% são diagnosticados em estágios avançados da doença.

O oncologista clínico da Onco-vida, Paulo Lages ressalta que o grande problema é que a maioria dos homens não cuida da sua saúde. “ E como os homens não têm o hábito de procurar um médico, muitas vezes o oncologista acaba sendo um “clinico geral”, pois é lá que ele vai fazer o diagnóstico de outras doenças”.

O médico salienta que na fase inicial o câncer de próstata é assintomático, ou seja, não apresenta sintoma e por isso as consultas e exames regulares são importantes.

Para o diagnostico do câncer de próstata é realizado o exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame de toque a partir dos 50 anos. “Em casos de homens que tenham histórico familiar de câncer de próstata e homens afrodescendentes é preciso fazer os exames a partir dos 45 anos”.

Em raros casos, com o avanço da doença podem aparecer alguns desses sintomas: Dores na bacia, presença de sangue no esperma e dificuldade para evacuar.

Comentários