ENCERRAMENTO DO 1º CURSO DE ABORDAGEM POLICIAL A SURDOS/2017



O Centro de Políticas Públicas (CPP) realizou, nesta tarde (13), o encerramento do 1o Curso de Abordagem Policial a Surdos. A cerimônia reuniu formandos, oficiais da PMDF e convidados no auditório da faculdade Uniplan, em Águas Claras, para celebrar a conclusão do curso pioneiro na instituição.

A mesa foi composta pela chefe do CPP, tenente coronel Jucilene Garcez Pires, pelo juiz de direito do TJDFT, Ben-Hur Viza e pelo policial da Reserva Remunerada, coronel Leobertino Rodrigues Lima Filho.
O evento completo contou com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Os presentes assistiram à apresentação do grupo de teatro Surdo Humor Show, que simularam duas situações de abordagem policial com e sem o conhecimento de Libras. Ao final da encenação, os atores mostraram-se muito gratos pela oportunidade e agradeceram à PMDF pela inciativa. Um convidado surdo também foi convidado a subir ao palco para contar a experiência de uma abordagem sem comunicação adequada a surdos e também expressou sentimento de contentamento pela PMDF investir na capacitação aos policiais militares.

A cabo Gabrielle, do Batalhão de Aviação Operacional (BAvOp), foi oradora da turma e falou da importância do curso tanto para o policiamento comunitário quanto para a vida. “O curso não só transmitiu para a gente uma atividade policial que temos que aprimorar, mas atribuiu crescimento para a nossa vida. Quando a gente lida com situações diferentes do que se está acostumado, a gente passa a ter um olhar mais humano. Acredito que tanto para os surdos quanto para a PMDF, um está se incluindo no mundo do outro. O curso vai proporcionar a percepção de que eles não são uma parcela excluída.”

A chefe do CPP fez a entrega de certificado aos atores como forma de agradecimento pela apresentação do grupo de teatro na solenidade.
  
Curso

O curso teve duração de 30 horas e foi ministrado para 14 profissionais que trabalham em áreas vinculadas à Segurança Pública do DF. Os alunos adquiriram conhecimentos sobre noções de Libras, uso diferenciado da força, abordagem policial e abordagem policial a surdos.

A iniciativa foi elaborada a partir da solicitação realizada pela comunidade dos surdos, que apresentou ao comando-geral da PMDF a necessidade de mediação de comunicação nesses casos. A demanda foi encaminha ao CCP da instituição, que ministrou o curso por meio da Divisão de Direitos Humanos.

Na fase final, os policiais envolvidos foram às ruas, na Rodoviária do Plano Piloto, ponto de encontro dos surdos, realizaram diversas abordagens policiais colocando em prática o conhecimento adquirido e também tiveram experiência de estágio operacional.

O curso teve como objetivo capacitar os responsáveis pela segurança do Distrito Federal a realizarem uma abordagem adequada aos surdos e proporcionar à comunidade dos surdos a sensação de inclusão social.

Os três primeiros colocados no curso e os oficiais responsáveis pela capacitação receberam certificado.

Fonte.
PMDF.

Comentários