QUANDO UM POLICIAL ESCREVE UM TEXTO INTELIGENTE MERECE SER PUBLICADO


Boa Noite Ilustre Deputado EDSON PIMENTA

Causou-me arrepios ler no periódico Folha de Boa Vista a seguinte matéria;
06/02/2013 12h30 

Câmara previne práticas abusivas em abordagens policiais

Tramita na Câmara projeto que normatiza a abordagem policial com o objetivo de prevenir práticas abusivas contra a população durante as chamadas batidas policiais.


Pela proposta (PL 4608/12), do deputado Edson Pimenta (PSD-BA), na abordagem de mera fiscalização, os agentes manterão as armas travadas no coldre, agindo de forma cortês; na abordagem por suspeita fundamentada, as armas permanecerão apontadas para o solo; e na abordagem de infrator da lei, as armas serão apontadas na sua direção, sem mirá-lo diretamente, com os dedos do policial fora do gatilho. grifei

Ora nobre deputado, Vossa excelência deve vir acompanhando desde o ano passado, a verdadeira caçada que bandidos vêm fazendo a agentes de segurança pública ( Policiais Militares, Civis, Guardas Municipais e até àqueles que só sabem salvar vidas; os Bombeiros Militares). Sabe por quê ? por causa de projetos como este de vossa autoria. Desculpe-me a franqueza ao tempo que lhe formulo uma pergunta, já sabendo a resposta. Qual a sua profissão antes de ser parlamentar - Agricultor, pois bem ilustre deputado, não desmerecendo a profissão de Agricultor, mas, o senhor já passou dias e noites, sem dormir, ou tendo que esconder sua roupa de trabalho, em nosso caso a farda, identificação etc... para não ser morto ou ter seus familiares ( Filhos, Irmãos, Pais entre outros ) sequestrados e mortos pelas mesmas pessoas a quem Vossa excelência quer beneficiar. Me mostre a legislação que diz que o Policial ao se deparar com um Infrator da Lei - e aqui podem se enquadrar crimes dos mais simples como de trânsito até Homicídas, Assaltantes de Banco, Carro Forte, Cargas, Traficantes, Matadores de Aluguel Etc - deve apontar a arma em sua direção, sem mirá-lo e com os dedos fora do gatilho. Isso deve funcionar em livros de ficção e aventura, mas nossa realidade atualmente é outra. Experimente sair do conforto de vosso gabinete e ir às ruas , não precisa ser nem em fiscalizações, trajado com qualquer apetrecho que o identifique como policial e seja cortês com aquele cidadão que acabou de tomar de assalto um veículo e está com aquela pistola .40 ou 9mm, ou mesmo uma Arma de Grosso Calibre roubada de algum colega morto, ou comprada no mercado negro para ver se Vossa Excelência não será mais um na nossa fúnebre estatística. Mais uma vez peço-lhe desculpas pela franqueza, tenho muito mais coisas a fazer, aliás, daqui a pouco sairei para garantir o sono da população de meu Estado e tenho a convicção que todos os profissionais de Segurança Pública em todos os rincões deste imenso Brasil, inclusive ai em Brasília, estarão fazendo o mesmo, para que  Vossa Excelência tenha uma excelente noite de sono juntamente com os que lhe são caros. Finalizando, deixo aqui um pedido. Quando um de nós for assassinado por ter agido de forma cortês com o Infrator da lei, lembre-se de pelo menos, mandar aquela cartinha que voçês nos mandam há época das eleições para as nossas Viúvas, Filhos, Pais e Familiares informando que Vossa Excelência contribuiu para que isso acontecesse.
Respeitosamente
Francisco de Assis Barbosa Barker
Agente de Polícia Civil do Estado de Roraima.


Comentários