DF TERÁ DE APERTAR CINTOS

Um olho no peixe e o outro no gato. É assim a tensão dos gestores das finanças para conciliar os repasses do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) com o rombo cada vez mais elástico provocado pela folha de pagamento do funcionalismo público, atualmente na casa dos 190 mil servidores e bem próximo ao limite prudencial de gastos com pessoal. Cerca de 70% desses servidores têm os seus salários bancados pelo Fundo Constitucional. Mesmo assim, o Buriti precisa complementar esses recursos com verbas próprias. Mais de 90% dos R$ 9,967 bilhões garantidos no orçamento da União para 2012 serão usados para bancar as folhas das secretarias de Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros), Educação e Saúde.

Amigos policiais militares, bombeiros e policiais civis, ao ler o texto acima divulgado no Jornal de Brasília, já é possível detectar porque não tem dinheiros para a segurança pública, é só observar na declaração do secretários Adonias, onde, o dinheiro do fundo que é para custear a segurança pública, está sendo utilizado para pagamento dos funcionários da área de educação e saúde. É por este motivo que devemos lotar o plenário da câmara distrital no dia que o gestor do fundo constitucional do DF, for prestar declarações, não podemos aceitar que o nosso dinheiro seja utilizado para cobrir rombo do governo local com pagamentos dos professores e médicos, fiquem todos atentos a data, será divulgado aqui no blog. 

ACOMPANHE A TRAJETÓRIA DE CRESCIMENTO DO FUNDO CONSTITUCIONAL, SE ATENTEM PARA O ANO DE 2008 ATÉ 2012, PERÍODO QUE ESTAMOS SEM REAJUSTES NOS NOSSOS SALÁRIOS.

3.356.358 (Bilhões) -  2003 
3.975.924 (Bilhões) -  2004
4.448.859 (Bilhões) -  2005
5.257.655  (Bilhões)-  2006
6.054.980 (Bilhões) -  2007
6.595.150 (Bilhões) -  2008
7.604.520  (Bilhões)-  2009 
7.685.571 (Bilhões) -  2010
8.748.272 (Bilhões) -  2011
9.967.887  (Bilhões)-  2012
10.694.930 (Bilhões) -2013
Recursos Repasados FCDF. 

OBSERVEM QUE DURANTA O PERÍODO DE 2008 A 2012 O REPASSE DO FUNDO CONSTITUCIONAL FOI AUMENTADO EM MAIS DE 4 BILHÕES DE REAIS, PARA ONDE ESTÁ INDO ESTE DINHEIRO? ESTA É A PRINCIPAL PERGUNTA QUE O GESTOR DO FUNDO CONSTITUCIONAL TERÁ QUE RESPONDER.


Para o presidente do Sinpol, Ciro Freitas, existem sérias dúvidas quanto à forma de gasto do FCDF por parte do GDF. “Queremos a convocação dos responsáveis pela gestão do fundo no Câmara Legislativa”, completou.

O requerimento de convocação do gestor do fundo foi aprovado na câmara legislativa na semana passada por 14 votos a favor, portanto agora é nos mobilizarmos para irmos todos à câmara no dia do seu depoimento. 


Caso não consiga explicar lutaremos pela abertura de uma CPI contra o governo atual, por improbidade administrativa, assim como ocorreu com o governador LESSA, que teve seus direitos cassados por transferir recursos do governo federal destinado para uma área e foi alocada para outra, assim como aconteceu com o dinheiro que estava no caixa da PM e dos Bombeiros que contemplava 13% de reajuste em nossos vencimentos, estes recursos foram oriundos da LDO, e foi destinado para pagamentos dos nossos reajustes e o governador utilizou para contratação de pessoal na área da saúde e educação, não vamos aceitar esta decisão, informo aos companheiros que o  documento que consta estas informações acima já está pronto e vou encaminhar juntamente com os presidentes das associações ao Tribunal de Contas da União para que cobre do governo explicações, portanto todos podem ter certeza que não desistimos da luta, apenas observamos que ficar desgastando a categoria com assembleias não é a melhor estratégia neste momento, então vamos cobrar na esfera judicial que o governo cumpra com suas promessas e dê a destinação do fundo constitucional como está previsto na constituição federal.

VEJA O QUE DISSE O CORONEL BRAMBILLA PRESIDENTE DA ASSORPM/CBM 

Coronel fala em “descaso” 
“É pouco respeito no trato com a 
Segurança Pública. Isso parece descaso e tem tudo para não acabar 
bem”, comentou o coronel reformado Mauro Manoel Brambilla da 
Polícia Militar, ao ter conhecimento 
do posicionamento do GDF. Segundo o militar, presidente da Associação dos Oficiais da Reserva Remunerada e Reformados da PM e
Corpo de Bombeiros, as palavras do 
GDF intensificaram a tensão nas negociações salariais. 
Segundo Brambilla, a PM ainda 
não está próxima de uma nova ope
ração legalidade ou mesmo  operação 
tartaruga. No entanto, ele conta que 
os PMs continuam focados na busca 
por melhorias salariais e a posição do 
GDF aumentou o desconforto da 
categoria. Da mesmo forma como os 
representantes sindicais da Polícia 
Civil, o coronel também tem ressalvas quanto aos gastos do FCDF. 
“O Fundo Constitucional foi criado prioritariamente para custear a 
Segurança Pública. Depois determinou-se que ele poderia ser usado para 
complementar investimentos na Saú
de e na Educação. Mas a prioridade é 
a Segurança”, declarou. Segundo 
Brambilla, existem levantamentos 
que indicam que mais de 50% dos 
recursos do FCDF estão sendo gastos 
com Saúde e Educação. Na leitura do 
coronel, o GDF está desvirtuando a 
função primordial do fundo. A manobra visaria inclusive driblar os limites da LRF, uma vez que o dinheiro 
do fundo não é contabilizado neles.

Portanto falar em lei de responsabilidade fiscal para os seguimentos da segurança pública é querer nos dar chapéu de otários.

Comentários

  1. Vamos ao que interessa sobre o Fundo Constitucional:

    Vejamos, foi apresentado uma Tabela de Correção Orçamentária do FCDF por área e Natureza de Despesa e o que se observa é que a proposta para a PCDF para o ano de 2013 é de 0,30% de correção para Pessoal .... ou seja.... sequer os 15.8% irão ser apresentados para a categoria, como estamos amarrados com a PF.. ZERO para PF.. ZERO para PCDF... não há nem o que se falar em dividir em 3 vezes.. pois 0,30% não cobre 5%.
    24,32% foi destinado a Secretaria de Educação para custeio e pessoal e 10,11% para pessoal na secretária de saúde.. o Bombeiro ficou em pouco mais de 19% e o da PMDF em pouco mais de 17%... Assim vemos que o GDF tá se lixando com a PCDF.. mas os PMs e BMs não ficam atrás também não.. para área de pessoal da BMDF tá previsto correção de 4,7% e para PM 3,08%.. ou seja, DESCASO TOTAL COM O PESSOAL DA SEGURANÇA PÚBLICA DO D.F.. O Pior é saber que a única fonte de pagamento para a área de segurança é o FCDF... já as outras duas áreas que estão no Orçamento para o FCDF - Sáude e Educação - tem recursos ainda dos caixas do GDF... como por exemplo 20% do PIB do GDF tem que ser destinado para a área de Educação...

    Colocaram índices por Área para 2013 de 15% para PCDF, 11% para CBMDF e 24% para PMDF, somando dá 50% do total do FCDF para a área de Segurança e o restante 50% dividido entre as duas Secretarias de Educação e Saúde.

    Tem que ter muito cuidado ao analisar estes índices que estão sendo indicados aqui.. dá a impressão que está tudo bem, pois 50% está destinado a segurança pública.. mas a pergunta é: está certo destinar quase 3,6 bilhão de reais para as duas áreas se hoje existem delegacias caindo aos pedaços, insalubre e o carai a quatro?? .. 6 anos que carregamos piano esperando um reajuste inflacionário... e está destinado 0,30% de todo o orçamento destes 15% para a área de Pessoal??

    Os que estão com o orçamento do FCDF divaguem sobre os números apresentados... vamos divulgar aos POLICIAIS para que formem juízo sobre o descaso que o GDF tem com a segurança pública.

    ResponderExcluir
  2. PATO TU És UM GUERREIRO TARTARUGA. POIS BEM, GOSTARIA DE PERGUNTAR, QUESTIONAR QUANTO AO NOSSO COMANDANTE SOBRE ALGO QUE NOSSO NOBRE LÍDER O 01 PODE DENTRO DAS SUAS ATRIBUIÇÕES OU POSSIBILIDADES NOS ATENDER, POR EXEMPLO: 1º adiantar os cursos, bom ou ruim seria 15%, 20%, 30% á mais no contra cheque; 2º liberar as vagas de QOA, PARA 2º E 1º TEN. POR ÚLTIMO PEÇO A TODOS OS NOSSOS LIDERES O COMPROMISSO DE BUSCAR A UNIFICAÇÃO DE TODOS OS MOVIMENTOS DA SEGURANÇA PÚBLICA.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

POST AQUI SUA OPINIÃO, AGRADEÇO SUA PARTICIPAÇÃO.