CONVÊNIOS NA ÁREA DE SAÚDE PMDF

Atendimento de Urgência e Emergência
22/12/2010 23:57:00
Comunicação Social 
Foram celebrados na tarde desta quarta-feira (22/12) os dois primeiros contratos referentes ao Credenciamento para a prestação de assistência médico-hospitalar e correlata, na área específica de Urgência/Emergência em geral e de prestação de serviços médico-hospitalares em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento de pacientes adulto e infantil.


Os dois hospitais credenciados foram o Santa Helena (Plano Piloto) e o Santa Marta (Taguatinga). Os processos de credenciamento de hospitais localizados em outras três cidades satélites para atendimento nesta especialidade estão em fase de finalização.
Para ser atendido o beneficiário deve se dirigir ao setor de emergência destes hospitais munido de um documento de identificação válido. O hospital verificará a situação de regularidade do paciente junto à PMDF através de link de internet com a Corporação.
Na PMDF a situação do beneficiário é fornecida pelo sistema GEPES. Quem não estiver cadastrado ou em situação de irregularidade com relação ao direito de assistência médica não poderá utilizar dos serviços de saúde oferecidos pela corporação. Sendo assim, alertamos para a necessidade de se manter o cadastro GEPES atualizado, verificando a sua situação junto à seção de Pessoal (P1) de sua Unidade.
O que é emergência ou urgência médica?
Emergência é quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. No âmbito da medicina, é a circunstância que exige uma cirurgia ou intervenção médica de imediato. Por isso, em algumas ambulâncias ainda há “emergência” escrita ao contrário e não “urgência”.
Urgência é quando há uma situação que não pode ser adiada, que deve ser resolvida rapidamente, pois se houver demora, corre-se o risco até mesmo de morte. Na medicina, ocorrências de caráter urgente necessitam de tratamento médico e muitas vezes de cirurgia, contudo, possuem um caráter menos imediatista. No entanto, há situações de emergência que necessitam de uma intervenção urgente, ou seja, que não podem se prolongar como por exemplo: hemorragias, parada respiratória e parada cardíaca são emergência. Luxações, torções, fraturas (dependendo da gravidade), dengue são urgência.
O Hospital Santa Marta irá disponibilizar 160 leitos de internação adulto, infantil e neonatal, atendimento 24h no pronto socorro nas especialidades de clinica médica, cardiologia, pediatria, ortopedia, cirurgia, otorrinolaringologia, ginecologia e obstetrícia.
O Hospital Santa Helena disporá ao policiais pronto socorro 24h em todas as especialidades, UTI adulto, infantil e neonatal.
As duas instituições já estão em condições de receber os beneficiários do Sistema de Saúde da PMDF a partir de hoje (22), inclusive para recepção de pacientes transportados por helicóptero.
Maiores informações serão obtidas através da CIADE, Intranet e por meio das visitas que serão realizadas por representantes dos hospitais credenciados às unidades policiais.

 S3 - Publicações e editorações 

Comentários