Ricardo Pato liderou a “Operação Tartaruga”



No dia 15/02 de 2012, os praças (policiais de patentes mais baixas) da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e do Corpo de Bombeiros do DF (CBDF) aprovaram o início de uma operação padrão (tartaruga) e de estado de greve desde o início da madrugada de 16/02/2012. A decisão foi tomada em assembleia geral dos policiais na Praça do Relógio, em Taguatinga, onde estiveram presentes cerca de 10 mil militares, conforme estimativas da própria PM.

Os militares cobram, entre outros pontos, reestruturação da carreira e equiparação salarial com a Polícia Civil.
A operação tartaruga se encerrou no dia 10/04/2012. Esta operação fazia parte de protesto da categoria por reajuste salarial. O anúncio foi feito após reunião entre representantes dos militares e do governo do Distrito Federal. Eles assinaram um documento no qual o Executivo se compromete a manter aberto o diálogo sobre as reivindicações da categoria. Também ficou decidido no encontro que estão suspensas temporariamente quaisquer mudanças na estrutura administrativa da PM que tenham efeito sobre os salários dos integrantes da corporação. 

Confira a íntegra da nota pública assinada no final da reunião "O Governo do Distrito Federal e as entidades representativas dos servidores militares da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, reunidos na noite de 10 de abril de 2012, resolvem informar o que segue: a) O Governo do Distrito Federal firma o compromisso com os servidores militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal de continuar as negociações visando discutir a Pauta de Reivindicações entregue na Secretaria de Estado de Administração Pública. b) Por outro lado, as entidades representativas dos servidores militares da Polícia e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal se comprometem a encerrar qualquer tipo de movimento interno às corporações que dificultam o desempenho da prestação de serviços de segurança pública à população do Distrito Federal."  

Comentários